Alterações realizadas com sucesso!

Algo deu errado :/

Blog

Aeroporto da Serra Gaúcha vai sair do papel!

Governo Federal assina início das obras do novo Aeroporto da Serra. Inauguração está prevista para 2028

Postado por Construtora Diamond em 23 de Outubro de 2025

A economia da Serra Gaúcha, um dos principais polos turísticos e produtivos do Rio Grande do Sul, receberá um impulso de R$ 200 milhões em infraestrutura aeroportuária. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou na quinta-feira (16), em Caxias do Sul (RS), a autorização para a licitação das obras do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha.

O investimento, financiado integralmente com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), é visto como estratégico para destravar o potencial logístico e turístico da região.

“Essa obra será fundamental para impulsionar o turismo, fortalecer o setor produtivo e gerar emprego e renda para a região”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.

O projeto, que será erguido no distrito de Vila Oliva, em Caxias do Sul, é uma resposta direta à crescente demanda de visitantes e à necessidade de escoamento de produção. Apenas o município de Gramado, por exemplo, projeta receber 8,5 milhões de turistas em 2025, segundo a Secretaria Municipal de Turismo, um fluxo que o atual terminal da região já não comporta com eficiência.

Com prazo de execução estipulado em 36 meses, o projeto detalha a construção de uma infraestrutura robusta, incluindo:

  • Uma pista de pouso e decolagem de 1.930 metros;
  • Um pátio de aeronaves com oito posições;
  • Taxiways (pistas de taxiamento);
  • Vias de acesso internas e estacionamento de veículos.

A nova estrutura beneficiará diretamente o eixo econômico formado por Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Gramado e Canela. “Esse aeroporto vai fortalecer o turismo, gerar empregos e ampliar a conectividade aérea da Serra Gaúcha, integrando passageiros e cargas de todo o país”, reforçou Costa Filho.

FONTE: https://acontecegramado.com.br/

Compartilhe